segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Neurorreligação

Escrito em: 17/10/2016.
Revisado em: 15/10/2019.


Resumo:

Palavras-chave: neurociência, psicologia, psiquiatria, terapia, meditação, religião, psicoterapia, neuroplasticidade.
Uma pessoa pode se afastar da sua vida social, relações amorosas e do trabalho devido a problemas emocionais. A depressão é um exemplo comum desses problemas.
Psiquiatria, terapias, meditações e até práticas religiosas e/ou um conjunto delas podem resolver esses problemas. Essas quatro práticas promovem a neuroplasticidade, ou seja, alteram o funcionamento neuronal, propiciam a formação de novos axônios e dendritos ou alteram a configuração de circuitos neurais.
A pessoa se cura, volta a sua vida normal, afetiva e de trabalho. Ela se religa ao seu mundo de antes dos seus problemas emocionais devido à neuroplasticidade.
Dei um nome a isto: neurorreligação.
Neuro de neurônio, neuroplasticidade, rede neuronal e religação de religar-se mesmo.
A cura vem de pequenos ajustamentos do tecido neural.

:::::    

A prática constante e/ou intensa de terapias (incluindo-se aqui a psicoterapia) e/ou meditações e/ou tratamentos psiquiátricos, pode levar a uma melhora das condições psíquicas das pessoas. Por condições psíquicas entende-se comportamentos adequados, um maior entendimento de si e/ou dos próprios problemas, um posicionamento adequado perante a vida, alívio de sintomas de ansiedade, angústia, insônia e depressão, etc. 

Mas a prática religiosa pode também melhorar a qualidade de vida das pessoas. Orações, missas, cultos, etc., compõem esse quadro de atividades com possíveis resultados como acima. 
.
“A psicoterapia é uma forma de tratamento de distúrbios e doenças mentais havendo uma interação entre um profissional e o paciente, onde, por intermédio de conversas entre os dois, o paciente acaba conhecendo melhor os seus problemas, e, por isto, aprender a resolvê-los. Nesta interação o paciente também aprende a melhor se adaptar e agir no meio ambiente social em que vive, melhorando a própria qualidade de vida e a inteligência emocional como um todo. Como efeitos de longo prazo, novas capacidades e competências são adquiridas em nível da personalidade, aumento da autoestima, um posicionamento mais eficaz perante a vida”. Estas palavras estão no meu artigo “A psicoterapia como neurorreligação < 
“Em 2005, Sara Lazar, do Hospital Geral de Massachusetts, conseguiu mostrar, através de imagens de ressonância magnética, que a meditação aumenta a espessura do córtex pré-frontral cerebral – região associada ao planejamento de comportamentos cognitivos complexos. A espessura da ínsula direita – ligada às sensações corporais e às emoções – também se mostrou mais grossa em praticantes de RR em relação ao grupo de controle. Foi a primeira evidência de que a meditação está associada a alterações na estrutura do cérebro”, como eu disse no meu artigo “A meditação como Neurorreligação < 
Então, a prática religiosa também não levaria o cérebro a um mesmo caminho, alterando-se estruturas e/ou o funcionamento de áreas cerebrais específicas, através da neuroplasticidade, ou em conjunto, afetando, em todo ou em partes, o comportamento e/ou a personalidade das pessoas? 

Veja o que diz o pai da neuroteologia, Andrew Newberg, incluindo a fé como o principal vetor desse processo: "Um teólogo dirá: a fé é essencial para a crença religiosa, mas nossa pesquisa de escaneamento cerebral,  documentada em nosso novo livro, 'Como Deus pode mudar sua mente - um diálogo entre fé e neurociência' (trad. brasileira), (1) nos levou à conclusão de que a fé é a coisa mais importante para uma pessoa manter um cérebro neurologicamente saudável. De fato, acreditamos nela como mais essencial em comparação com o exercício, especialmente à luz da pesquisa cumulativ mostrando como a dúvida e o pessimismo podem encurtar sua vida por anos. Pela fé, queremos dizer a capacidade de conscientemente e repetidamente manter uma visão otimista de um futuro positivo - sobre si mesmo e sobre o mundo. Quando você faz isso - através de meditação, oração ou intensamente focando em um objetivo positivo - você fortalece um circuito único em seu cérebro, melhorando a memória e a cognição, reduz a ansiedade e a depressão e aumenta a consciência social e a empatia em relação aos outros. E não importa se as meditações são religiosas ou seculares." (2)

Neurorreligação é um termo abrangendo todas as diversidades de esforços mentais, mexendo com a nossa racionalidade, emoções e sentimentos, a melhorar nossos comportamentos a partir de modificações estruturais e funcionais de áreas cerebrais devido à neuroplasticidade. 

A Neurociência conseguiu muitos avanços para que eu possa dizer algo assim. Não sou neurocientista ou psicólogo, sou físico, mas estudo vários ramos da ciência e escrevi vários artigos sobre esses assuntos, relacionados neste texto após as referências.
.
.

Referências: 

1 – Newberg, A.; Waldman, M. Como Deus pode mudar sua mente - um diálogo entre fé e neurociência. 1a. ed. São Paulo: Editora Prumo, 2009. 368 p. 
  
2 - Newberg, A.; Waldman, M. Why your brain needs God. 2018. Disponível em: < https://www.onfaith.co/onfaith/2009/03/27/faith-is-essential-for-your-brain/1746 > Acesso em: 22/05/2018.
.
:::::
.
Meus textos:

.
- Na revista Cérebro & Mente - UNICAMP < www.cerebromente.org.br >: 
.
1 - A base material dos sentimentos < http://www.cerebromente.org.br/n12/opiniao/sentimentos.html >
In english: The material basis of feelings < http://www.cerebromente.org.br/n12/opiniao/sentimentos_i.html >
.
2 - A base material dos sentimentos - 02 < http://www.cerebromente.org.br/n13/opiniao/material.html >
In english: The material basis of feelings - 02 < http://www.cerebromente.org.br/n13/opiniao/material_i.html >
.
3 - O porquê dos nossos sentimentos < http://www.cerebromente.org.br/n14/opinion/material3.html >
.
4 - O porquê dos nossos sentimentos - 02 < http://www.cerebromente.org.br/n15/opiniao/sentimentos2.html >
In english: Our feelings. Why do we have them - (2) http://www.cerebromente.org.br/n15/opiniao/sentimentos2_i.html >
  
  
- No meu blog "O Relativismo Religioso - Como eu o vejo" < http://orelativismodasreligioes.blogspot.com.br >: 
 .
4 - Esclarecimento sobre a fé para os meus artigos http://orelativismodasreligioes.blogspot.com.br/2014/04/esclarecimento-sobre-fe-para-os-meus.html >

   
CONSIDERAÇÃO: a neurociência está neste momento em um limiar entre descobrir se muitos dos processos mentais são influenciados por algo sobrenatural ou se o cérebro funciona como funciona por si próprio independente de qualquer ligação imaterial. É o que também digo no meu primeiro texto que escrevi sobre este assunto, embora inicial, "A base material dos sentimentos" < http://www.cerebromente.org.br/n12/opiniao/sentimentos.html >

Nenhum comentário: